Penedo - RJ

Atualizado em 28/12/2010.

Penedo é um charmoso distrito que foi colonizado por imigrantes finlandeses no início do século, aos pés da Serra da Mantiqueira, já no Rio de Janeiro, e hoje tem como principal atividade econômica o turismo. Possui atrações ecológicas como trilhas, picos e cachoeiras e um lindo centro histório com arquitetura típica finlandesa onde encontra-se a Casa Oficial do Papai Noel no hemisfério Sul.

Seus colonizadores finlandeses chegaram aqui em 1929, com seus costumes e tradições, implantando aqui a primeira sauna neste país tropical. Sua cultura também pode ser sentida na grande diversidade gastronômica de Penedo, que aliada aos atrativos naturais e culturais, conquistam cada vez mais turistas em busca de paz e tranqüilidade.

Cada vez mais procurada por casais não só em Lua de Mel, Penedo oferece charmosas opções de hospedagem, restaurantes típicos e lojas de artesanato com ricos trabalhos em tear.

Na Serrinha do Alambari, trutários oferecem deliciosos pratos à base de truta e as cachoeiras são uma ótima opção para os dias ensolarados. Há também imperdíveis passeios a cavalo nos haras existentes e pesqueiros locais onde se pode pescar a famosa Truta de Penedo.

A natureza preservada que emoldura o distrito de Penedo é sem dúvida o ponto alto da viajem e suas trilhas em meio a pinheiros e araucárias são ótimos cenários para cavalgadas e caminhadas até as cachoeiras e corredeiras de águas limpas da região.

As fotos fornecidas por Panoramio estão sob direitos autorais de seus proprietários.